Soli Deo Gloria, dele são todas as coisas

Imagem: Christian Hilley


O grande ápice

Tudo redunda especificamente em glória a Deus. Enquanto as importantes descobertas renascentistas e iluministas surgiam, um ego invadia os homens ao mesmo tempo. De um outro lado, além do empobrecimento econômico e intelectual ao redor dessa consciência eclesiástica vendida, existia o pior dos empobrecimentos, o da alma, sem o conhecimento de Deus. A reforma insistiu em reproduzir em cada região alcançada Catecismos onde a primeira pergunta era:

"Qual é o fim supremo e principal do homem?".  A resposta é: O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. (Rm 11:36; 1 Co 10:31; Sl 73:24-26; Jo 17:22-24)[1]

Com as quatro afirmações básicas, Sola Scriptura, Sola Fide, Solus Christus, Sola Gratia como alicerce de todo envolvimento com a transformação humana, o homem estava de fato retornando a glorificar a Deus na sua profissão de fé. Então, a quinta afirmação básica: "Soli Deo Gloria" torna-se concreta, porque ela afirma que o homem pecador, enfim regenerado pode adorar somente a Deus. Estes têm sido os pilares da fé dos evangélicos e a rejeição a qualquer desses pontos é o mesmo que por em risco a firmeza da nossa doutrina.

As Escrituras afirmam que todos os 4 primeiros artigos dos 5 Solas não podem ser possíveis sem Deus. Em outras palavras, é Deus quem "assina" todos os termos de fé que temos defendido.

1. Sola Fide - A Fé que nos justifica não vem de nós más é dada por Deus - "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;" (Efésios 2:8);
2. Sola Scriptura - As Escrituras estão desde as tábuas da Lei dadas a Moisés - "As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas." (Êxodo 32:16), até o dia em que Jesus ordenou a João que escrevesse as revelações que lhe fora dada - "O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas..." (Apocalipse 1:11);
3. Solus Christus - Jesus Cristo, o eleito de Deus é o único e suficiente na nossa redenção, nos purificando de todo mal como é nossa única fonte de intercessão junto ao próprio Deus - "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem," (1 Timóteo 2:5);
4. Sola Gratia - Esse favor de Deus não é conhecido só na redenção, mas em toda a sua providência em todas as coisas - "Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos." (Salmos 90:17).

A palavra "glória" em hebraico é "khabod" e significa pesada. Ele transmite a ideia de que Deus, em um mundo de ídolos de penas, é um superpesado. Ele é a realidade mais substancial, mais duradoura e mais permanente que existe.

O testemunho impressionante das escrituras é que Deus faz tudo por Sua glória. Podemos não entender completamente tudo o que gostaríamos sobre o mal e o sofrimento. E podemos nos esforçar para entender os propósitos de Deus às vezes. Mas uma coisa que podemos saber é que Deus é supremamente motivado e faz tudo por Sua própria glória. Como cada sola, essa é a bela centralidade de Deus em Deus.[2]
__________
[1]Pergunta número 1 do Catecismo Maior de Westminster
[2]Trecho do artigo "Soli Deo Gloria" - http://www.trinityws.com/2017/10/25/soli-deo-gloria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário