Solus Christus, nele estamos satisfeitos

Imagem: Christian Hilley

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5)

Quando dizemos que estamos satisfeitos em Cristo isto significa que de antemão estamos rejeitando qualquer outro meio de acesso a Deus. Para os cristãos de fé reformada, qualquer coisa que fique entre nós e Deus que não seja Jesus Cristo é um brutal pecado. Isto não significa que a tradição reformada ensine que possamos nos deleitar com artes plásticas, música, lazer ou que no campo da religião ele não possa se dedicar a teologia, aos princípios reguladores e o exame dos tratados confessionais. A diferença é que para a tradição reformada a boa consciência revela que Jesus, e somente ele dará plena satisfação quando nada mais puder ser deleitado.

O motivo para esta devoção de forma tão confessional está no fato de Cristo ter morrido, sendo punido por causa dos nossos pecados. Por isso que a palavra impiedade é tão elucidada nos sermões reformados. O ímpio é aquele que não recebeu o sangue de Cristo e está sob a ira de Deus (Romanos 1:18). Mas, a morte de Cristo na cruz aplaca esta ira.

Cristo é o Senhor

Esta é uma verdade que deve ser anunciada e vivida por aqueles que professam a Cristo como Senhor. Mas, se Cristo é suficiente para você e isto é algo de que você está convicto a pergunta que resta fazer é, Cristo é plenamente suficiente para mim. Se temos a Cristo como Senhor da vida eterna (Jo 14.6), ele também deve ser Senhor da vida terrena. Quando Paulo nos diz: ''portanto, vede prudentemente como andais ... remindo o tempo, porquanto os dias são maus" (Ef 5.15-16) temos que concluir que aqui reside a instrução para uma vida terrena, pois são os dias na terra que são maus.

Não é uma tarefa fácil andar conforme Cristo, mas não há outra solução, é Cristo ou Cristo. Também devemos estar consolados com o fato de que não depende dos nossos métodos ter uma vida debaixo do modelo de Cristo, mas devemos nos preocupar em seguir os conselhos de Deus deixados nas Escrituras para darmos razão de vivermos sob o modelo de Cristo. O Salmo 1 nos auxilia a entender o progresso de nossa vida terrena.

O salmista diz no versículo que somos bem-aventurados quando (1)não andamos no conselho dos ímpios (2)não nos detemos no caminho dos pecadores (3)não nos assentamos na roda dos escarnecedores. Acompanhado a isto, no versículo 2, nos é apresentado onde devemos nos aconselhar, nos deter e assentar - na LEI DO SENHOR. Jesus ao abordar os fariseus, como registrado em Jo 5.39, diz que as Escrituras testificam dele. Portanto é impossível caracterizar o cristianismo fora do Cristo apresentado nas Escrituras. Você pode buscar na cultura um modelo que produza nas vistas dos homens algum efeito parecido com o modelo de Cristo, mas será inútil. Devemos olhar firmes para o Autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo, o único modelo legítimo a ser seguido (Hb 12.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário