Declaração de Cambridge



Imagem: editado de Alliance of Confessing Evangelicals

Prefácio

A Declaração de Cambridge, que segue a este prefácio, e os oito trabalhos de apoio são os produtos da reunião histórica de 120 pastores, docentes e líderes evangélicos de organizações paraeclesiásticas realizada em Cambridge, Massachusetts, de 17 a 20 de abril de 1996. Acreditando que o movimento evangélico está em crise, essas pessoas se reuniram com a finalidade de convocar a igreja da América a se arrepender de seu mundanismo e buscar recuperar as doutrinas bíblicas apostólicas, porque só elas capacitam a igreja e proporcionam integridade para o seu testemunho. A reunião foi convocada pela Aliança de Evangélicos Confessionais.

(Boice, James M. e outros, “Reforma hoje: uma convocação feita pelos evangélicos confessionais”, Cambuci: Cultura Cristã, 1999, p. 5.)

20 de abril de 1996

As igrejas evangélicas hoje são cada vez mais dominadas pelo espírito desta época, e não pelo Espírito de Cristo. Como evangélicos, chamamos a nós mesmos a nos arrepender desse pecado e a recuperar a fé cristã histórica.

No curso da história, as palavras mudam. Em nossos dias, isso aconteceu com a palavra "evangélico". No passado, serviu como um vínculo de união entre os cristãos de uma grande diversidade de tradições da igreja. O evangelicalismo histórico era confessional. Abraçou as verdades essenciais do cristianismo, como aquelas definidas pelos grandes conselhos ecumênicos da igreja. Além disso, os evangélicos também compartilhavam uma herança comum nos "solas" da Reforma Protestante do século XVI.

Hoje a luz da Reforma foi significativamente reduzida. A conseqüência é que a palavra "evangélico" se tornou tão inclusiva que perdeu seu significado. Enfrentamos o perigo de perder a unidade que levou séculos para alcançar. Por causa dessa crise e por causa de nosso amor a Cristo, seu evangelho e sua igreja, esforçamo-nos por afirmar novamente nosso compromisso com as verdades centrais da Reforma e do evangelicalismo histórico. Afirmamos essas verdades não por causa de seu papel em nossas tradições, mas porque acreditamos que elas são centrais na Bíblia.

Sola Scriptura: A erosão da autoridade
Somente a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica hoje separou a Escritura de sua função autorizada. Na prática, a igreja é guiada, com demasiada frequência, pela cultura. Técnica terapêutica, estratégias de marketing e o ritmo do mundo do entretenimento geralmente têm muito mais a dizer sobre o que a igreja quer, como funciona e o que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciaram sua supervisão legítima de adoração, incluindo o conteúdo doutrinário da música. Como a autoridade bíblica foi abandonada na prática, como suas verdades desapareceram da consciência cristã e como suas doutrinas perderam sua saliência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e direção.

Em vez de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a lei como a única medida da verdadeira justiça e o evangelho como o único anúncio da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, educação e disciplina da igreja.

As escrituras devem nos levar além de nossas necessidades percebidas, para nossas reais necessidades e nos libertar de nos vermos através de imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura de massa. É somente à luz da verdade de Deus que nos entendemos corretamente e vemos a provisão de Deus para nossa necessidade. A Bíblia, portanto, deve ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões devem ser exposições da Bíblia e de seus ensinamentos, não expressões das opiniões do pregador ou das idéias da época. Não devemos nos contentar com nada menos do que Deus deu.

A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada das Escrituras. O Espírito não fala de maneira independente da Escritura. À parte as Escrituras, nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, ao invés de experiência espiritual, é o teste da verdade.

Tese Um: Sola Scriptura
Reafirmamos que a Escritura inerrante é a única fonte da revelação divina escrita, que por si só pode vincular a consciência. Somente a Bíblia ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser medido.
Negamos que qualquer credo, conselho ou indivíduo possa vincular a consciência de um cristão, que o Espírito Santo fale independentemente ou contrariamente ao que é estabelecido na Bíblia, ou que a experiência espiritual pessoal possa ser um veículo de revelação.

Solus Christus: A erosão da fé centrada em Cristo
À medida que a fé evangélica se torna secularizada, seus interesses são obscurecidos pelos da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, individualismo permissivo e uma substituição da santidade pela santidade, recuperação pelo arrependimento, intuição pela verdade, sentimento de crença, chance de providência e gratificação imediata pela esperança duradoura. Cristo e sua cruz se moveram do centro de nossa visão.

Tese Dois: Solus Christus
Reafirmamos que nossa salvação é realizada apenas pela obra mediadora do Cristo histórico. Somente sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho seja pregado se a obra substitutiva de Cristo não for declarada e a fé em Cristo e sua obra não for solicitada.

Sola Gratia: A erosão do evangelho
A confiança injustificada na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Essa falsa confiança agora enche o mundo evangélico; do evangelho da auto-estima, ao evangelho da saúde e da riqueza, daqueles que transformaram o evangelho em um produto a ser vendido e pecadores em consumidores que desejam comprar, a outros que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso silencia a doutrina da justificação, independentemente dos compromissos oficiais de nossas igrejas. A graça de Deus em Cristo não é apenas necessária, mas é a única causa eficiente de salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e são incapazes até de cooperar com a graça regeneradora.

Tese Três: Sola Gratia
Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus somente por Sua graça. É o trabalho sobrenatural do Espírito Santo que nos leva a Cristo, libertando-nos de nossa escravidão ao pecado e ressuscitando-nos da morte espiritual para a vida espiritual.
Negamos que a salvação seja, de algum modo, uma obra humana. Métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida por nossa natureza humana não regenerada.

Sola Fide: A erosão do artigo principal
A justificação é somente pela graça, somente pela fé, por causa somente de Cristo. Este é o artigo pelo qual a igreja permanece ou cai. Hoje, este artigo é frequentemente ignorado, distorcido ou às vezes negado por líderes, estudiosos e pastores que afirmam ser evangélicos. Embora a natureza humana decaída sempre tenha recuado ao reconhecer sua necessidade da justiça imputada de Cristo, a modernidade alimenta enormemente os fogos desse descontentamento com o Evangelho bíblico. Permitimos que esse descontentamento ditasse a natureza do nosso ministério e o que estamos pregando.

Muitos no movimento de crescimento da igreja acreditam que a compreensão sociológica dos que estão no banco é tão importante para o sucesso do evangelho quanto a verdade bíblica que é proclamada. Como resultado, as convicções teológicas são frequentemente divorciadas da obra do ministério. A orientação de marketing em muitas igrejas leva isso ainda mais longe, apagando a distinção entre a Palavra bíblica e o mundo, roubando a cruz de Cristo de sua ofensa e reduzindo a fé cristã aos princípios e métodos que trazem sucesso às empresas seculares.

Embora se possa acreditar na teologia da cruz, esses movimentos estão na verdade esvaziando-a de seu significado. Não há evangelho, exceto a substituição de Cristo em nosso lugar, pela qual Deus imputou a ele nosso pecado e imputou a nós sua justiça. Porque ele suportou nosso julgamento, agora andamos em Sua graça como aqueles que são para sempre perdoados, aceitos e adotados como filhos de Deus. Não há base para nossa aceitação diante de Deus, exceto na obra salvadora de Cristo, não em nosso patriotismo, devoção religiosa ou decência moral. O evangelho declara o que Deus fez por nós em Cristo. Não é sobre o que podemos fazer para alcançá-lo.

Tese Quatro: Sola Fide
Reafirmamos que a justificação é somente pela graça, somente pela fé, por causa de Cristo. Na justificação, a justiça de Cristo é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.
Negamos que a justificação repouse em qualquer mérito encontrado em nós, ou com base em uma infusão da justiça de Cristo em nós, ou que uma instituição que afirma ser uma igreja que nega ou condena sola fide possa ser reconhecida como uma igreja legítima.

Soli Deo Gloria: A erosão da adoração centrada em Deus
Onde quer que a autoridade bíblica tenha sido perdida na igreja, Cristo foi deslocado, o evangelho foi distorcido ou a fé foi pervertida, sempre foi por uma razão: nossos interesses substituíram Deus e estamos fazendo sua obra à nossa maneira. A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum e lamentável. É essa perda que nos permite transformar a adoração em entretenimento, a pregação do evangelho em marketing, a crença em técnica, ser bom em nos sentirmos bem conosco e a fidelidade em ser bem-sucedida. Como resultado, Deus, Cristo e a Bíblia passaram a significar muito pouco para nós e repousam inconsequentemente sobre nós.

Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, o apetite pelo consumo ou nossos próprios interesses espirituais. Devemos focar em Deus em nossa adoração, e não na satisfação de nossas necessidades pessoais. Deus é soberano na adoração; nós não somos. Nossa preocupação deve ser com o reino de Deus, não com nossos próprios impérios, popularidade ou sucesso.

Tese Cinco: Soli Deo Gloria
Reafirmamos que, porque a salvação é de Deus e foi realizada por Deus, é para a glória de Deus e que devemos sempre glorificá-lo. Devemos viver toda a nossa vida diante da face de Deus, sob a autoridade de Deus e somente para sua glória.
Negamos que possamos glorificar a Deus adequadamente se nossa adoração for confundida com entretenimento, se negligenciarmos a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se o auto-aperfeiçoamento, a auto-estima ou a auto-realização puderem se tornar alternativas ao evangelho.

Um Chamado ao Arrependimento e Reforma
A fidelidade da igreja evangélica no passado contrasta fortemente com sua infidelidade no presente. No início deste século, as igrejas evangélicas sustentaram um notável esforço missionário e construíram muitas instituições religiosas para servir à causa da verdade bíblica e ao reino de Cristo. Era uma época em que o comportamento e as expectativas cristãs eram marcadamente diferentes das da cultura. Hoje eles geralmente não são. O mundo evangélico hoje está perdendo sua fidelidade bíblica, bússola moral e zelo missionário.

Nos arrependemos de nosso mundanismo. Fomos influenciados pelos "evangelhos" de nossa cultura secular, que não são evangelhos. Nós enfraquecemos a igreja por nossa própria falta de sério arrependimento, nossa cegueira dos pecados em nós mesmos que vemos tão claramente nos outros e nosso imperdoável fracasso em contar adequadamente aos outros sobre a obra salvadora de Deus em Jesus Cristo.

Também chamamos sinceramente de volta os evangélicos professos que se desviaram da Palavra de Deus nos assuntos discutidos nesta Declaração. Isso inclui aqueles que declaram que há esperança de vida eterna à parte da fé explícita em Jesus Cristo, que afirmam que aqueles que rejeitarem a Cristo nesta vida serão aniquilados em vez de suportar o justo julgamento de Deus através do sofrimento eterno, ou que afirmam que os evangélicos e os católicos romanos são um em Jesus Cristo, mesmo onde a doutrina bíblica da justificação não é acreditada.

A Aliança dos Evangélicos Confessantes pede a todos os cristãos que considerem a implementação desta Declaração no culto, ministério, políticas, vida e evangelismo da igreja.

Pelo amor de Deus. Amém.

Esta declaração pode ser reproduzida sem permissão. Por favor, credite a fonte citando a Alliance of Confessing Evangelicals.
__________
Alliance of Confessing Evangelicals: http://www.alliancenet.org/cambridge-declaration

Nenhum comentário:

Postar um comentário