Sola Scriptura - Nossa regra de fé e prática

imagem: Christian Hilley

“pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente  (1 Pe 2:3)

Para a Reforma Protestante não restou dúvida sobre o papel da Palavra de Deus. Este texto inclusive desmente a ideia de que a teologia reformada é meramente racionalista. Quando defendemos Sola Scriptura (Somente as Escrituras), estamos assegurando o papel espiritual e transformador que as Escrituras exercem sobre os corações humanos. Então, é necessário que o homem seja transformado espiritualmente. É isto que o apóstolo Pedro diz e é isto que reafirmamos. Sola Scriptura é o que Cristo, os apóstolos e nós ensinamos.

O experiencialismo e as Escrituras

Minhas experiências de fé estão sujeitas as averiguações bíblicas, minhas convicções e interpretações também estão sujeitas ao que as Escrituras dizem. Jesus deixou isto claro aos fariseus - “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5:39). Toda a fé manifestada interiormente e historicamente nos judeus estava no fato das Escrituras a todo tempo apontar para Jesus Cristo (Hb 1:1) . As palavras de Jesus não são subjetivas, Jesus não está usando uma parábola nem dando um exemplo. Jesus usou estas palavras com o foco em deixar as Escrituras como evidência, não só para o seu tempo, mas para sempre. Todas as vezes que lemos as Escrituras estamos indo em um encontro com Cristo.

É importante ressaltarmos aqui que não colocamos as Escrituras acima de Cristo. Uma vez que Ele é o "Verbo" (Jo 1:1), as Escrituras são as informações necessárias sobre a pessoas de Jesus, para conhecimento e fé (Jo 20:30-31). 

A devida importância dada a Palavra de Deus

Lendo o Salmo 119 na Versão Almeida Revisada e Atualizada vemos 33 ocorrências do termo "palavra", das 33 ocorrências 32 vezes "palavra" é aquilo que soa diretamente de Deus e o salmista contempla as instruções, se curva a necessidade de ouvi-las e firma compromissos com ela pois reconhece as palavras de Deus como o melhor fiador para a vida. Aqui pode haver uma dúvida; afinal, Davi leu as palavras ou as ouviu? É importante termos em mente que no processo de elaboração dos escritos do Antigo Testamento. O "Assim diz o Senhor" é um intercâmbio entre aquilo que estava para ser dito e aquilo que seria registrado, então o salmista não estava fazendo distinção entre o método oral ou de escrita, ao seu lado havia inicialmente Samuel e depois Natã, profetas que tinham o recurso das leis mosaicas e a transmissão oral.

A ressurgência da Palavra na Reforma do século 16

Nada esteve mais em evidência do que a Palavra de Deus na mente dos reformadores. Mas, a agência de Missões Portas Abertas permanentemente divulga as dificuldades que cristãos em países extremamente fechados enfrentam. O número de Bíblias é restrito, em alguns casos a editoração é proibida e em outros nem é permitida a entrada dela. Este não o mesmo caso do período da Reforma, não existia um repúdio a Bíblia, mas um monopólio sobre ela. A Bíblia era um objeto de uso restrito ao magistério e o que restava ao povo era meramente ouvir poucas palavras dela em sermões, sem qualquer chance de averiguação.

No período apostólico, apesar dos Escritos totais serem recentes, temos ocorrências de que o acesso a Palavra de Deus não era restrita. O eunuco etíope lia Isaías (Atos 8) e os Bereanos consultavam seus rolos para verificar se o que ouviam era verdade (Atos 17). O sentimento dos reformadores estava neste ponto em que historicamente as Escrituras não eram banidas da vida comum e vê-la como objeto de luxo e uso restrito era um erro. Como os homens poderiam conhecer algo sobre uma fé autêntica sem acesso às Escrituras? Jesus disse a João que escrevesse as coisas que viu, que são e que haveriam de acontecer (Ap 1:19), pois no fim isso era para felicidade dos que leriam (Ap 1:3). Saber sobre as coisas que trariam uma esperança escatológica é algo formidável, este é o objetivo destas palavras de Jesus. Então, como as Escrituras poderiam ficar tão restritas? Para os reformadores isto jamais deveria acontecer.

A pergunta de Filipe ao eunuco - “Então perguntou-lhe: 'Entendes o que lês?” (At 8:29) mostra que a Palavra de Deus acessível é um elo de interlocução entre Deus e o homem, assim como entre os homens para mútua edificação e crescimento da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário