F.A.Q.

FAQ é um acrónimo da expressão inglesa frequently asked questions (literalmente traduzida como «perguntas mais frequentes)

Porque o nome Vida Prudente?
A ideia do nome veio da leitura de Efésios 5:15 onde Paulo instrui a igreja sobre os cuidados que deve ter com a vida que levam agora que estão em Cristo. Como toda Escritura o tema é de suma relevância para nós, e a expectativa é que toda as vezes que alguém venha ler algum dos artigos desse blog, depois ler os estudos e as instruções bíblicas lembrem de que o cristão deve ser prudente em seu modo de viver, no serviço a Deus e no testemunho para o mundo.

Quando o blog nasceu?
Ele surgiu em 2018 por incentivo de um grupo de amigos de diversos lugares do Brasil que estavam dispostos a estudar e propagar seus pensamentos. O nome desse coletivo era "Projeto Novos Reformadores". Com a vida pessoal de cada um tomando seus rumos extinguimos o blog por falta de tempo, mas me mantive escritor e editor por algum tempo dos meus textos. Então o Vida Prudente pode ser chamado de um filho do Projeto Novos Reformadores. Para a memória do projeto mantivemos disponível uma revista lançada em 2012 em comemoração ao 495 ano da Reforma Protestante (aqui)

O Blog pertence a alguma denominação?
Não. Ele é uma produção de artigos independentes que valoriza o conhecimento das Escrituras antes de tudo. No entanto, seu criador e editor é membro de uma Igreja Batista da Convenção Batista Brasileira e que portanto, tem a disposição um conteúdo denominacional de tradição e que fará uso sempre que necessário. Como tem sido o caso dos Princípios Batistas disponibilizados em formar de estudo (aqui). Mas esta não é uma forma de tornar a denominação conhecida e sim um meio de dar aos leitores todo conteúdo que corrobore com as Escrituras como também está disponível estudos sobre os 5 Solas da Reforma Protestante (aqui), pilares de fé de toda igreja que conserva a tradição reformada.

O Blog segue alguma linha teológica específica?
Sim. Como já mencionado, ele é uma produção independente e mesmo como membro de uma Igreja Batista e as Escrituras serem a a regra final de todo conteúdo, a Teologia Reformada e Pactual estarão em evidência. Mas muitos assuntos podem ser abordados, e que, logo, alguns desses assuntos divergentes podem surgir num mesmo conteúdo no propósito de esclarecer as correntes existentes, mas de alguma forma, o fim será demonstrar com todo respeito aos demais a linha que se segue neste trabalho.

O Vida Prudente segue que princípio pedagógico?
O Pressuposicionalismo, que como estrutura apologética e filosófica da religião aquela que não baseia sua defesa, nem sua anunciação com base no evidencialismo. Isto significa que o Pressuposicionalismo, como o nome já diz tem algo que é superior a qualquer suposição racionalista sobre a existência de Deus. Então, toda sua estrutura está na simplicidade da fé e na própria revelação de Deus aos homens. Dois exemplos clássico podem ser apresentados em favor de que o Pressuposicionalismo é a estrutura apologética que verdadeiramente precisamos na apresentação de Deus ao homem. O Salmo 19:1 afirma que o céu proclama a glória de Deus e o firmamento as suas obras. Ou seja, é só olharmos ao redor que veremos Deus anunciado. Romanos 1:18-26 diz que a ira de Deus está posta sobre toda a humanidade porque na revelação de quem Ele é o negaram, preferindo suas próprias paixões mesmo que o conhecendo como Deus. Os seres humanos precisam de qual evidência? Essa nunca foi a apologética cristã e não será a que o Vida Prudente usará. E para seu melhor entendimento sobre o Pressuposicionalismo, indico alguns importantes preletores dobre o assunto:

Sye Ten Bruggencate
"How To Answer The Fool (full film)"

Alan Myat
"O que é apologética pressuposicionalista e como ela funciona?"

Davi Charles Gomes
"O que é pressuposicionalismo?"
"Como a apologética pressuposicionalista pode ajudar um jovem na faculdade?"

O que o Vida Prudente afirma e nega?
Afirma que: Deus é a única fonte de toda natureza bem como de toda a ciência e que o homem jamais chegará a saber sobre ele sem ser iluminados olhos do seu entendimento. Por isso o Vida Prudente é monergista, pois é Deus quem por livre e espontânea iniciativa se dirige a massa de todos os caídos e toma para si os que são seus.

Nega que: o homem tenha alguma capacidade espiritual inerente em seu ser, pois a queda o fez cego plenamente e que não pode de forma alguma colaborar para a sua redenção, por isso o Vida Prudente nega o sinergismo

Eu posso usar o conteúdo do Blog?
Sim, pode. Ele está disponível para além da leitura. Há grupos de estudos que podem ser formados para examinarem o conteúdo, você pode explorar os assuntos em sua classe de Escola Bíblica ou em algum sermão e até mesmo em um discipulado pessoal. Mas o Blog mantém uma filosofia de não comercialização de conteúdo e que as fontes sejam sempre mencionadas uma vez que vários autores estão mencionados na obra, por isso sugiro que ao utilizar o conteúdo veja a Licença Creative Commons em que o Vida Prudente está cadastrado.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário