Catecismo de de Heidelberg - Um comentário da resposta a pergunta número 1


Comecei a desenvolver este comentário sobre a resposta da PERGUNTA 1 do Catecismo de Heidelberg em favor do ensino Bíblico doméstico do meu próprio lar, como fonte de conhecimento e estudo piedoso das Escrituras para minha própria família. Neste meio tempo, estive pensando em como ajudar as pessoas que estão estudando as Escrituras, em especial os recém convertidos, e que se veem em algumas dúvidas permanentes e muito relevantes para o seu desenvolvimento na fé. O motivo que me levou a usar esta pergunta em específico reside no fato de que ela nos motiva a pensar sobre o viver e o morrer e como devemos lidar com estes dois eventos cruciais do ser humano. Formulação em 1563 O catecismo de Heidelberg é um dos documentos mais aceitos e subscritos pelo seu caráter formativo e não só isso, seu perfil confronta a nossa humanidade que carece do conhecimento de Deus para salvação da alma.

Att,
José Eduardo

Esta pergunta refere-se ao
DIA DO SENHOR 1

PERGUNTA 1 - Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?

RESPOSTA: O meu único fundamento é meu fiel Salvador Jesus Cristo(1). A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte(2), e não pertenço a mim mesmo(3). Com seu precioso sangue Ele pagou(4) por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo(5). Agora Ele me protege de tal maneira(6) que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo(7). Além disto, tudo coopera para o meu bem(8). Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna(9) e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração(10).

PROVAS BÍBLICAS:
(1) 1 Co 3:23; Tt 2:14;
(2) Rm 14:8; 1 Ts 5:9,10;
(3) 1 Co 6:19, 20;
(4) 1 Pe 1:18, 19; 1 Jo 1:7; 1 Jo 2:2, 12;
(5) Jo 8:34-36; Hb 2:14, 15; 1 Jo 3:8;
(6) Jo 6:39; Jo 10:27-30; 2 Ts 3:3; 1 Pe 1:5;
(7) Mt 10:29, 30; Lc 21:18;
(8) Rm 8:28;
(9) Rm 8:16; 2 Co 1:22; 2 Co 5:5; Ef 1:13,14;
(10) Rm 8:14; 1 Jo 3:3
__________
COMENTÁRIO DA PERGUNTA 1

(1) O MEU ÚNICO FUNDAMENTO É MEU FIEL SALVADOR JESUS CRISTO

1 Coríntios 3:23 - “Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis”

O aprendizado sobre Cristo é gradual bem como a criança que vai crescendo à medida que está em amamentação. Também podemos destacar que, assim como o leite é um fundamento para o vigor de uma criança, Cristo deve ser para o crente. Em algum momento o crente estará maduro para o alimento mais sólido sobre a fé, mas enquanto isto, ele com a singeleza de uma recém-nascido se alimenta com o leite espiritual com alegria.

Tito 2:14 - “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”

O Cristo a quem agora chamamos Senhor foi quem nos livrou das amarras do mal, não só do mal que nos tomava, mas do mal que nos envolvemos em praticar. Mas agora ele (1)nos purificou para si (2)para sermos um povo especial e sem igual (3)com objetivo de praticar as boas obras que Deus preparou para que andássemos nelas. Tudo o que precisamos saber sobre essa pureza, exclusividade e boas obras aprendemos do fundamento que é Jesus Cristo.

(2) A ELE PERTENÇO; EM CORPO E ALMA, NA VIDA E NA MORTE

Romanos 14:8 - “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.”

Não estamos somente nos preparando para morrermos e entrarmos na glória do Deus eterno, esta não é toda a verdade sobre nossa relação com Ele. Estamos também vivendo em favor dEle em cada segundo, minuto, horas e dias. Nossas obras que resultam da fé que obtivemos dão prova da nossa existência nEle. Isto é para testemunho de quem Deus é. O Deus amoroso que nos alimenta com o “leite espiritual” para que cresçamos e nos preparemos para tudo o quanto ele nos chama, para ser luz neste mundo e por fim, a glorificação depois de combater o bom combate, concluir a carreira e guardar a fé.

1 Tessalonicenses 5:9-10 - “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”
Esse viver para Deus nos exige o autoexame - “por que sou dEle?” a resposta Bíblica acima nos dá o conforto para a dúvida que ainda permeia os corações - “quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.” Mais uma vez as Escrituras nos reforçam que só somos dEle porque ele nos destinou não para a ira vindoura, mas para a salvação. Isto também exige de nós toda a humildade e solenidade para com o nosso Deus, Senhor e salvador.

(3) E NÃO PERTENÇO A MIM MESMO

1 Coríntios 6:19-20 - “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Que bênção é saber que neste corpo mortal reside tal glória. O Espírito Santo não só nos deu vida, mas habita em nós. Isto resulta em sermos propriedade de Deus. No homem morto, vazio e em trevas havia o domínio do mal, a servidão a Satanás. Mas, sendo vivificados e salvos, agora somos habitados e não somente isto, somos também dirigidos, governados, para que possamos andar conforme os propósitos de Deus. Sobre isto devemos ressaltar a santificação que é a separação para as coisas espirituais. O crente é aquele que testemunha do governo de Deus sobre seu corpo, sua mente, suas decisões. Tudo em nós converge para o fim da glória de Deus, hoje e na eternidade

(4) COM SEU PRECIOSO SANGUE ELE PAGOU

1 Pedro 1:18-19 - “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”

Nosso resgate da morte espiritual não teve um preço terreno, não teve um cálculo baseado em uma moeda corrente que se valoriza ou se desvaloriza a medida em que o tempo passa. Não! Nosso resgate não pode ser calculado com nossos métodos. Estamos vinculados a Cristo por um elo de sangue, de alto preço, que jamais conseguiríamos por nós mesmos nem nossos pais conseguiriam. Isto nos leva a uma maior afeição a Cristo, por causa do seu amor sem medida.

1 João 1:7 - “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

Este sangue não somente aspergido em mim, mas em muitos. Isto nos faz uma unidade de povo. Nossas relações espirituais com outros darão a nós a experiência da prática da piedade, nos fortalecendo e estimulando a andar na luz. Assim damos prova de que o sangue de Cristo não foi em vão sobre nós.

1 João 2:2, 12 - “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo … Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.”

Quando estamos em Cristo e vemos seu amor manifestado e entendemos o valor deste sangue que derramou, percebemos que ele é para tantos outros. Por ele não redimiu só os nosso, mas também de muitos outros. Por isso Ele arregimenta um povo grande e de pecados perdoados, onde há grandes ou pequenos, ricos ou pobres, todos perdoados igualmente depois de terem confessado seus pecados e os deixados.

(5) POR TODOS OS MEUS PECADOS E ME LIBERTOU DE TODO O DOMÍNIO DO DIABO

João 8:34-36 - “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

A prática do pecado com certeza é uma escravidão, um vício da nossa carne sem Cristo. O pecado passa a ser nosso senhor. Mas, uma vez que Cristo torna-se nosso redentor, também é o nosso Senhor. No entanto, Deus nos adota não como servos somente, mas como filhos, pois o servo se vai quando quiser, mas o filho permanece. Esta é a mais pura verdade de que somos livre, de que não somos somente servos, mas somos feitos filhos de Deus

Hebreus 2:14-15 - “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.”

Veja como ser filho é estar totalmente envolvido nas coisas do pai! Jesus esteve plenamente envolvido no mistério da redenção desde o princípio, no papel de fazer com que tudo fosse cumprido, pois esta era a vontade do Pai. Então, sendo feito carne, aniquilou o nosso pecado nela ao morrer. Os que creem neste mistério estão livres da escravidão que o diabo os colocou.

1 João 3:8 - “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”

Jesus não veio somente nos livrar do pecado, das práticas malignas. Ele não veio somente desfazê-las, Ele veio nos livrar do tentador e da nossa ligação espiritual com ele. Pecamos em conformidade com ele, mas agora nos santificamos em conformidade com Cristo, sem mais nenhuma relação com as obras infrutíferas das trevas e nem com o diabo

(6) AGORA ELE ME PROTEGE DE TAL MANEIRA

João 6:39 - "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia."

O Cristo que os livra do pecado, não somete livra como também assegura o crente. Cristo é eficaz tanto no livrar como no sustentar. Não confundamos, no entanto que esta liberdade nos dá algum direito de independência para pecar livremente. Não! É o contrário, se a liberdade é uma graça que eu não alcançaria de mim mesmo, mas vem da obra eficaz de Cristo, logo eu retribuo a esta graça em santidade. Mas, ainda falando da obra eficaz de Cristo, o seu gesto de sustentar, assegurar os crentes é uma obra que completa a outra para que no fim tenhamos a vida eterna. Se pensarmos numa ordem da obra redentora nos textos apresentados: (a)Ele livra; (b)Ele assegura; (c)Ele garante a vida eterna.

João 10:27-30 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.”

Nós, as ovelhas passamos a ouvir a voz do pastor que é Cristo. Ele nos fala por meio da Palavra, meio pelo qual temos a garantia de que seremos conduzidos por Ele. Isso deve ser um relacionamento onde ao pensarmos na pessoa dEle, devemos ter a certeza de que estamos envolvidos em conhecimento mútuo. Ele é aquele que é eterno e poderoso, mas também amigo amável nas horas de angústia. Nós somos, que o seguimos aprendemos das coisas espirituais. Um relacionamento exige comprometimento das duas partes e devemos sempre lembrar disso.

2 Tessalonicenses 3:3Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno.

1 Pedro 1:5 – Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,”

Uma das coisas que devemos ter plena certeza nesse relacionamento pessoal com Jesus que agora adquirimos é sua proteção conta o maligno, Satanás. Por outro lado, o Apóstolo Paulo diz que devemos nos revestir no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6:10). Isto significa que se de um lado Jesus tem o poder de nos proteger do maligno, também é nosso dever estarmos sempre em fidelidade com nosso relacionamento com Ele. Pedro então nos faz recordar que mediante a fé, que é o nosso depósito no Senhor, Ele nos assegura na sua virtude, ou seja, sua santidade. É esta santidade de Deus que não pode mentir, nem ser mutável que nos dá a garantia da salvação naquele grande dia da vinda do Senhor. O que Pedro está nos dizendo é um conforto. Significa que aquilo que possuímos agora será completo.

(7) QUE, SEM A VONTADE DO MEU PAI DO CÉU, NÃO PERDEREI NEM UM FIO DE CABELO

Mateus 10:29-30 – Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.”
Lucas 21:18 – Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.”

Nada é oculto ao nosso Senhor, bem como nada acontece sem que sua vontade esteja nas coisas que vemos. Se os nossos cabelos são contados, também eles são conduzidos por Ele. Ora, este é só um exemplo do governo de Deus sobre nós, motivo pelo qual carecemos dele nesta vida e no porvir. Quando salmista nos diz que o Senhor cercas o meu andar e o meu deitar (Salmo 139:3), ele está afirmando que Deus sob seu controle está conosco, seus filhos. Um Deus que cuida em todas as circunstâncias da vida (Mateus 6:25).

(8) ALÉM DISTO, TUDO COOPERA PARA O MEU BEM

Romanos 8:28 – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Nós somos um rico propósito de Deus, seja na revelação da sua graça sobre nós como também nos cuidados dEle em nossa vida. “Qual é o seu único fundamento, na vida e na morte?” como sugere a pergunta desse Catecismo, nos leva diretamente a este texto e nos faz pensar que as coisas que vivemos agora são para a glória de Deus e reconhecemos estas coisas como homens espirituais (1 Coríntios 2:14).

(9) POR ISSO, PELO ESPÍRITO SANTO, ELE TAMBÉM ME GARANTE A VIDA ETERNA

Romanos 8:16 – O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
2 Coríntios 1:22 – O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
2 Coríntios 5:5 – Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

Neste quesito da salvação de nossas almas, o Espírito Santo não nos sela amanhã, nem por uma busca pessoal e metódica, ou na vida futura. O selo do Espírito Santo é a garantia de que hoje somos filhos de Deus. Este é um fundamento cristão que é inegável, não só para nos conceder o poder de testemunhar de Cristos (Atos 1:8), mas também de nos “marcar” dentre o mundo caído que a Ele, o Senhor, pertencemos. Este Espírito de Deus é o penhor, a garantia de que somos de Deus nesta vida e na futura.

Efésios 1:13-14 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

Mas, como é possível que o Espírito de Deus seja esta garantia de uma vida espiritual como Deus? Não há outro meio senão o ouvir, e não só ouvir, mas o crer nas palavras do santo evangelho que temos (Romanos 10:17)

(10) E ME TORNA DISPOSTO A VIVER PARA ELE, DAQUI EM DIANTE, DE TODO O CORAÇÃO

Romanos 8:14 – Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

Para os que agora são selados pelo Espírito e chamados filhos de Deus não há outro modo de viver. Agora vivemos segundo o Espírito, ousadamente guiados por Ele. Este é o mesmo Espírito que conduziu Pedro a pregar e quase de três mil almas foram agregadas a igreja de Cristo. E por este Espírito que agora vivemos e nos movemos.

1 João 3:3 – E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

“O Espírito que nos move é o mesmo que nos purifica, nos assemelhando dia a pois dia com nosso Senhor Jesus Cristo. Para isto fomos chamados por Deus, para sermos a imagem do seu Filho” (Romanos 8:29)

O fim da PERGUNTA 1 não poderia ser mais claro para os que estão buscando andar em conformidade com o Senhor. Se no começo de nossa exposição pudemos refletir sobre: - (1) O MEU ÚNICO FUNDAMENTO É MEU FIEL SALVADOR JESUS CRISTO, agora, depois de descobrir as raízes de nossa fé que é Cristo, estamos descobrindo as raízes de nossa perseverança, A PUREZA.  É isto que Paulo diz claramente: “O Espírito que nos move é o mesmo que nos purifica...”, logo o Cristo com seu Espírito que em nós se manifesta, nos dando seu Espírito, também nos purifica de dentro para fora. Descobrimos nEle que suas raízes são uma cura espiritual e que não podemos nos mover nem viver sem Ele. Assim como ele é puro (1 Jo 3:3) tornamo-nos nEle e com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário