Introdução aos 5 Solas da Reforma Protestante


Por José Eduardo

Em síntese podemos afirmar que Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana[1].

Por isso a Reforma Protestante é a reforma de muitas estruturas que se encontravam obscuras no século XVI. A iluminação sobre a verdade tem a capacidade de nos fazer ver o auge de muitas mentiras ou de muitas falsificações. Um artigo publicado pela emissora alemã "Deutsche Welle" intitulado "Matinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo"[2] retrata bem a visão inicial até a progressão da reforma proposta por Martinho Lutero, o monge agostiniano de Wittenberg : "Martinho Lutero queria apenas discutir os problemas na Igreja Católica"[3]. Esta visão inicial se deu a sua visita a Roma: "Em 1510, Lutero foi enviado a Roma pela ordem agostiniana para tratar de negócios – uma viagem que marcou a sua vida. A Cúria enfrentava graves problemas financeiros devido à custosa construção da Basílica de São Pedro."[4]. O seu retorno o compeliu a questionar os pecados de usura, uma vez que a igreja mantinha os seus monges e clérigos sob votos de penitência como a pobreza, mas o agravante era como ele via a teologia da justificação da alma sendo aplicada em plena "capital" do catolicismo romano.

Entre 1510, onde seus primeiros questionamentos surgiram até 1517, no auge de suas convicções reformadoras, Lutero teve tempo de se preparar até elaborar suas 95 Teses. Em 1512 tornou-se doutor em teologia e um proeminente professor da Universidade de Wittemberg, onde o fez crescer em influência e conhecimento mais claro sobre as Escrituras, já com base em seus questionamentos. O Deutsche Welle descreve bem os pontos culminantes de sua formulação dogmática em contraste com o catolicismo romano e o que seria o "embrião" do que hoje conhecemos como os "5 Solas" ou "5 Somentes"

Os quatro pilares da fé de Lutero[5]

(Sola Scriptura) - Por meio de seu estudo da Bíblia, Lutero desenvolveu quatro princípios teológicos fundamentais. O primeiro é a Sagrada Escritura. Ele viu a Bíblia como a única referência da verdade, enquanto a Igreja na época também se baseava em textos adicionais escritos pelo papa e pelo sínodo.

(Sola Gratia) - O segundo princípio é o de que a salvação só vem por meio da graça de Deus e não por boas ações. Essa crença tornava a venda de indulgências obsoleta. 

(Solus Christus) - Em terceiro lugar, Lutero concluiu que Jesus Cristo, através de sua morte na cruz, pagou a pena por todos os pecados e é a única ponte entre os homens e Deus.

(Sola Fide) - E, finalmente, o quarto princípio: Lutero acreditava que as pessoas são salvas somente pela fé. "A vida cristã é inteiramente baseada na fé", afirmou. "Pela fé, Cristo vive em nós. Pela fé em Cristo, a justiça de Cristo se torna a nossa justiça, e o que é dele passa a ser nosso."

A raiz da teologia de Lutero

Com base não só de que viu em 1510, quando da fé do povo uma igreja tentava erguer um monumento a sua arrogante "estirpe" de igreja mor, Lutero não se enveredou pelo desespero nem ao embate, mas foi buscar na fonte. As Escrituras foi lhe dando as respostas, e pela fé, pois seu conflito de alma e intelecto não deveriam ser fáceis de lidar naquele momento. Logo Lutero embasou-se na autoridade final das Escrituras em matéria de toda fé, e na justificação somente pela fé.

O grande ápice dessa teologia

Tudo redunda especificamente em glória a Deus. Enquanto as importantes descobertas renascentistas e iluministas surgiam, um ego invadia os homens ao mesmo tempo. De um outro lado, além do empobrecimento econômico e intelectual ao redor dessa consciência eclesiástica vendida, existia o pior dos empobrecimentos, o da alma, sem o conhecimento de Deus. A reforma insistiu em reproduzir em cada região alcançada Catecismos onde a primeira pergunta era:

"Qual é o fim supremo e principal do homem?".  A resposta é: O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. (Rm 11:36; 1 Co 10:31; Sl 73:24-26; Jo 17:22-24)[5]

Com as quatro afirmações básicas, Sola Fide, Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia como alicerce de todo envolvimento com a transformação humana, o homem estava de fato retornando a glorificar a Deus na sua profissão de fé. Então, a quinta afirmação básica: "Soli Deo Gloria" torna-se concreta, porque ela afirma que o homem pecador, enfim regenerado pode adorar somente a Deus. Estes têm sido os pilares da fé dos evangélicos e a rejeição a qualquer desses pontos é o mesmo que por em risco a firmeza da nossa doutrina.

5 Solas
1. Sola Scriptura
2. Sola Fide
3. Solus Christus
4. Sola Gratia
5. Soli Deo Gloria
__________
[1]Cinco Solas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_Solas
[2]Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha. Transmitimos uma imagem abrangente da Alemanha, relatamos eventos e desenvolvimentos, incorporamos perspectivas alemãs e outras de uma maneira jornalística independente. Ao fazer isso, promovemos o entendimento entre culturas e povos. Simultaneamente, também fornecemos acesso ao idioma alemão.
[3]Trecho do artigo "Matinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo": https://www.dw.com/pt-br/martinho-lutero-o-monge-que-revolucionou-o-mundo/a-36213487
[4]Trecho do artigo
[5]Trecho do Artigo
[6]Pergunta número 1 do Catecismo Maior de Westminster

Nenhum comentário:

Postar um comentário