O Blog


O Blog e Seu Objetivo

Uma simbologia didática entre a cruz e a Bíblia

1. A Cruz foi usada pelos romanos para punir e executar os que haviam cometido um crime. E ela está ligada ao cristianismo porque nela, Jesus sendo inocente e mais estritamente falando, puro e sem mácula (Hb 7:26), foi levado a execução sem crime algum, derramando então seu sangue puro, para a purificação dos pecados. Não existe nada de romântico na cruz, mas ela leva qualquer cristão consciente do que ela foi a refletir sobre a natureza do evento que nos conduziu a redenção dos pecados. Isto nos leva a pensar sobre a doutrina elementar justificação pela fé no Filho de Deus. Na cruz estão contidas pelo menos três afirmações dogmáticas inegáveis (1)Somente as Fé ou Sola Fide, pois sem a fé nesta redenção não sou purificado; (2)Somente Cristo ou Solus Christus, porque ele é o único mediador capaz de subir naquela cruz e morrer por nós e (3)Somente a Graça ou Sola Gratia, um favor que jamais merecemos em nenhuma circunstância da vida, mas que por misericórdia dos foi feito.

2. As Bíblia na tradição evangélica de matiz tradicional é autoridade tanto em matéria de fé como de prática. Ela nos apresenta Jesus, suficiente para essa fé sua manutenção (Jo 5:39), bem como dá as instruções da vida cristã (2 Tm 3:15).

O é para nos remeter a noção de que esse Jesus que cremos, nos deu uma nova vida (2 Co 5:17) morrendo em nosso lugar e que as Escrituras agora nos darão as instruções para que vivamos de maneira prudente e louvável diante do Senhor. Por isso o nome Vida Prudente

Objetivo

Apesar de ainda encontrarmos o dilema tolo que criamos entre a teologia e a prática da piedade, como se ambas as coisas não pudessem andar juntas o Vida Prudente acredita que é o contrário. A teologia como conhecimento é o conhecimento dos nosso valores, da nossa essência da fé. Não é um mero discurso, ou um ríspido debate sobre coisas que jamais alcançaremos conhecer. Isto é um engano. A teologia em primeiro lugar admite que "As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei." (Dt 29:29), logo não é papel do teólogo ir além do que nos foi dado, mas sim, "cumpramos todas as palavras desta lei". Esta parte final do verso é a mensagem que vamos carregar como pauta, uma Teologia Para a Piedade Cristã.

Por isso queremos que o estudo das Escrituras nos engaje em dois pontos fundamentais observados tanto no que ela própria nos diz como nossa geração necessita:

1. A Igreja - Edificar a igreja de Cristo em todos os cantos do mundo. A internet tem sido uma ferramenta muito útil para que o evangelho chegue a muitos lugares. Nas estatísticas de público viabilizadas pela plataforma os acessos têm ocorrido em todos os continentes e surpreendentemente em nações hostis ao evangelho. este é um motivo de glorificar a Deus.

2. Juventude - Incentivar nosso jovens cristãos a conhecerem mais profundamente as Escrituras. Para isto alguns projetos estão em elaboração que mais jovens possam ter acesso acesso a teologia, vida devocional, missões, discipulado e mordomia cristã.

3. Cosmovisão - Nosso pressuposto é e sempre será Deus e ele como o nosso "despenseiro" das formas viáveis de aproveitamento das coisas que criou. Então as artes, trabalho, cultura estão a  nossa disposição sem contudo esquecer o que Deus diz sobre isso. Então vamos encarar questões sérias e relativizadas pela sociedade com um olhar espiritual, não negando nossa identidade em Cristo.